Baixo Giannini GBX 1

  Esse baixo não chegou a me dar tanto trabalho. É um instrumento de uso coletivo que pertence à  uma pequena igreja que funciona aqui na minha rua. Quem me trouxe ele foi o Pedro Araújo, que toca com esse baixo na igreja. 
  Geralmente instrumentos de igrejas e escolas que todo mundo toca sofrem mais mal tratos do que outro instrumento de uso individual. Mas apesar de tudo esse não estava tão mal assim. Vamos ver as fotos e vou comentando o que foi feito nele.

  Assim como quase todos os instrumentos que chegam ate mim, esse também veio com bastante sujeira e oxidações. A pintura havia perdido um pouco do brilho também.

  A primeira coisa que notei mesmo foi o braço bastante empenado. Problema típico de instrumentos de uso coletivo, onde troca-se as cordas de todo jeito, sem sequer ter noção de calibres diferentes, o que causa esse empeno. Outro fator que também contribui para isso é a questão climática. Evitar guardar instrumentos em locais com muito calor e umidade ajuda e muito na conservação e funcionamento geral do mesmo. 
  Como vemos na foto as cordas estavam bem altas devido a esse empeno no braço. Tive de corrigir isso ajustando o tensor até que se chegasse numa angulação boa que proporcionasse conforto e melhor tocabilidade.
  Feito isso fui cuidar da limpeza geral. Como não solicitaram a troca das cordas fiquei impossibilitado de desmontar o instrumento para uma limpeza mais profunda. Mas mesmo assim foi conseguido um ótimo resultado no final do trabalho. Se compararmos essa foto com a primeira veremos que a diferença é notável. Notem que ainda consegui limpar e hidratar a escala, mesmo sem remover as cordas. Também regulei as oitavas para poder equilibrar e garantir a precisão da afinação durante toda a escala do instrumento.


  Mais algumas fotos para mostrar como ficou o baixo após os reparos. Quando o Pedro viu o resultado do serviço mostrou-se bem satisfeito. Disse que agora estava bem mais confortável para se tocar, como dizem aqui em Pernambuco: ficou uma seda!

Comentários

Postagens mais visitadas