Violão Giannini Série Estudo Feito à Mão

    Mais um instrumento do meu amigo Jonas Gomes, dessa vez o primeiro violão dele. Trata-se de um Giannini básico, ideal para iniciantes. Um violão muito bom, levando em conta que era bem simples. Esse exemplar é do final dos anos 1990, quando a empresa ainda fabricava toda a sua linha aqui no Brasil. Hoje em dia as linhas mais de entrada da marca são feitas na China e são remarcadas com o nome da Giannini pra serem revendidas por aqui.
    Esse violão veio aqui pra um serviço de colagem entre a lateral e o fundo e também pra que se fizesse uma limpeza geral e troca de suas cordas. As fotos do serviços mostram os detalhes:






Tarraxas oxidadas pela ação do tempo. 


O descolamento em questão.
Tarraxas brilhando pós uma limpeza e leve polimento.

Processo de limpeza da escala e dos trastes.

Em seguida, com os trastes polidos é hora de limpar e hidratar a escala.




Encordoamento novo devidamente colocado.


Colagem bem sucedida.

Violão pronto, madeira limpa e polida.





Comentários

  1. Olá Juan, obrigado pelas informações!
    Vc saberia dizer se o Série Estudo da Giannini segue algum modelo clássico, como António de Torres, p.e.?
    Eu pergunto pq pretendo construir um modelo 3D da caixa acústica, mas pra isso preciso das dimensões. Se eles usam algum modelo conhecido, sabendo qual modelo é eu posso conseguir as dimensões...
    Na verdade o Série Estudo q eu tenho é bem mais novo, já deve ser chinês...
    Obrigado,
    Alexandre

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    1. Olá Alex, desde já agradeço pelo comentário!
      Sobre as medidas eu não tenho como te dar essa informação com precisão, pois ao longo dos anos essa série sofreu algumas alterações de medidas, madeiras utilizadas, acabamento, etc. Um amigo meu por exemplo, ele tem um Giannini Série estudo feito em 1986 que é consideravelmente bem diferente dos modelos Série estudo dos anos 1990. Te aconselho a pesquisar mais sobre essa série e fazer os gabaritos das dimensões com base no(s) modelo(s) que mais te agradar, pois como eu disse, eles sofreram variações de acordo com o tempo.

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    2. Olá, obrigado pela resposta!
      eu consegui desenhar o travejamento num papel vegetal botando uma lampada dentro da caixa num quarto bem escuro, conforme uma foto q eu vi no site de um luthier. e a madeira é Castelo. achei pelo código no catálogo da Giannini de 2009. Acho q foi mesmo das últimas séries feitas no brasil, e, em alguma medida, "feito à mão", como diz na etiqueta.
      achei um modelo Santos Hernández muito parecido com este, com travejamento em forma de leque, mas sem aquelas transversinas de baixo, q têm os modelos Torres.
      Saudações,
      Alexandre

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    3. Que bom que conseguiu, fico feliz por isso! E esqueci de indicar o próprio site da Giannini, pois eles mantem os catálogos antigos arquivados. Mas que bom que teve a ideia de ir pesquisar por lá! Boa sorte nas suas empreitadas!

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    4. Tem um violão igual da mesma época mais ou menos, e tenho muita curiosidade de saber qual é a madeira, pois o padrão do fundo é bem bonito e diferentão. Abraço e parabéns pelo blog.

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  2. Você quer dizer que ele é do final dos anos 90 ou especificamente do ano de 1990? Tenho um deste e gostaria de saber alguns detalhes

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    1. Sim, como disse no texto ele é do final da década de 1990.

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  3. Parabéns pelo trabalho! Tenho um Giannini estudo de 1991 e curioso que ele lembra muito mais os modelos do final de 80 parece que só muda a etiqueta. O meu é tamanho 7/8 ligeiramente menor e o braço com 52mm de pestana e achatado na parte de trás. Você mencionou em uma resposta que a série estudo sofreu muitas alterações. Gostaria de saber o máximo que puder, principalmente porque gostaria de entender mais sobre o meu violão. Fico na dúvida porque uma série estudo simples teria essas características diferenciadas de tamanho e formato do braço. Muito obrigado! Abs

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    1. Obrigado por acompanhar o blog e comentar!!! Quando as alterações que a série estudo da Giannini sofreu, isso vai muito de época. Os modelos dos anos 80 tinha a largura da escala padrão dos violões clássicos, que depois, (acredito que em meados dos anos 90) ficou mais estreito (creio que pra facilitar o aprendizado para iniciantes e crianças). No mais as outras mudanças são mais sutis, como o perfil do braço mais achatado no final dos anos 90 enquanto os modelos anos 80 e 2000 eram mais "abaulados". Vale frisar também que as tarraxas usadas nos anos 80 e início de 90 eram um modelo sem marca, cromadas e com as partes plásticas na cor branca. Posteriormente foram trocadas por tarraxas da Deval: os primeiros modelos até o final de 90 não eram muito legais, mas a partir de 2000 melhoraram consideravelmente! Um detalhe importante sobre essas tarraxas é que elas eram muito superiores as que vinham, nos Di Giorgio da mesma época, pois diferente da concorrência citada as Deval que equipavam os Giannini não ressecavam e trincavam.

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  4. Obrigado pela resposta amigo, desculpe a demora no retorno. Não recebi notificação da resposta, acabei vendo por acaso enquanto visitava o blog.

    Pois é, as tarraxas da Giannini duram bem mais do que as dos Di Giorgio pelo que percebi, o tanto que eu vejo deles com tarraxas quebradas vendendo por aí é enorme. Agora, além do Gwne 19 acrescentei um Awne 21 também da Série Estudo. Conforme você falou, embora eles sejam "gêmeos", a diferença é gigantesca.

    O Gwne 19 é de 1991, possui o tamanho 7/8, escala normal de 650mm, nut de 52mm e o braço achatado na traseira. Tampo laminado de Oregon Pine, laterais e fundo de Pau Ferro, cavalete e escala também em Pau Ferro (é até um pouco pesado pelo tamanho dele) e o braço em cedro. Possui as tarraxas sem marca e com os botões de plástico branco.

    Já o Awne 21 é de 1986, tamanho normal porém co escala reduzida (630mm ou 640mm, ainda não medi), o nut de 48mm e braço arredondado na traseira. O tampo é de Pinho Sueco laminado (é uma versão mais simlples do Awnm 21, que tinha o tampo maciço), laterais e fundo de Imbuia e cavalete e escala de Pau Ferro, e é um violão bem leve em peso. As tarrxas também são sem marca porém os botões já são mais transparentes (com mais de 30 anos eles ainda estão lá!)

    Queria saber tua opinião, se sou apenas eu ou outras pessoas também pensam assim, mas acho esses modelos mais antigos da Giannini bem legais porque possuíam essas características diferentes, mesmo para um simples série estudo, percebo que havia certa preocupação com o design do instrumento em relação ao tamanho e formato do braço, tamanho da escala, por exemplo, ao invés de simplesmente fazer tudo igual.

    Eu fico pensando se essas alterações que vemos em violões da mesma série e que acontecem entre várias "levas", dependendo do ano, seriam experimentos, tendências ou várias tentativas de achar um modelo definitivo, talvez observando a aceitação ou rejeição do púlbico consumidor. O que você acha?

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    1. Fala mano, bem observado os detalhes que você descreveu sobre a série estudo da Giannini nesses dois modelos específicos. Eu penso parecido com você, acho que a Giannini fazia experimentos, uma maneira de diversificar a própria linha a fim de atender uma demanda maior de clientes, haja visto que cada um pode ter uma preferência. Eu por exemplo sempre preferi violões com escala de largura padrão (o nut medindo 52mm), mesmo quando eu era iniciante. Porém, independente das variações eu tenho uma admiração pelos instrumentos (não só os da Giannini, mas de outros como os Di Giorgio) dessa época. Havia qualidade, eram feitos artesanalmente (mesmo as linhas de entrada) e soavam muito bem. No máximo o que precisava trocar eram pestana & rastilho e talvez tarraxas e pronto: você tinha um violão muito bom, com um som acima da média por um preço acessível! Hoje em dia essas séries chinesas decepcionam bastante. A tal da linha “Start” da Giannini (que é uma série de entrada) é horrível, tem problemas crônicos de fabricação que simplesmente impedem de que uma regulagem os tornem macios, com cordas mais baixas. Feitos de madeiras claras, sem veios e cheio de pigmentação pra diferenciar as cores da lateral com fundo e escala, basicamente o violão é quase todo feito de uma mesma madeira. Só nos resta torcer pra que a economia melhore, os impostos caiam e as empresas sejam VERDADEIRAMENTE incentivadas a produzir dentro do país com nossa matéria rica matéria prima.

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  5. Acho que o que eu tenho aqui seja igual esse modelo, queria saber quais foram as madeiras que ele foi feito.

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    1. Geralmente eram feitos com braço em cedro, escala em pau ferro, tampo em folhado de castelo (se não me engano), laterais em folhado de imbua (se não me engano)

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  6. Tenho o Gwne 19 de 1991.violão muito bom.Quanto mais velho fica, melhor fica.
    Tem as especificações no site da Gianinni.

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