A guitarra do post de hoje pertence ao meu grande amigo Jonas Gomes. É um instrumento simples e de baixo custo, porém com enorme valor sentimental pra ele. É uma guitarra com uma história um pouco curiosa pois antes de ser proprietário dela o Jonas tinha uma Ibanez GIO que não lembro o modelo agora e que havia comprado por impulso e conselhos precipitados de terceiros. Na época ele tocava em uma banda tributo ao Red Hot Chili Peppers e precisava de uma guitarra strato (mesmo que de baixo custo) pra poder fazer um timbre similar e no mínimo fiel à proposta, então foi aí que ele me consultou pra que eu regulasse a Ibanez e anunciasse ela pra venda com interesse em trocas por Stratos de valor similar. Foi quando apareceu essa Shelter, um pouco antiga e equipada com captação de Squier (na época um humbucker e dois singles coil). Ela já soava um pouco melhor do que uma Shelter não modificada, então fechamos o negócio. O Jonas se agradou bastante da guitarra e de lá pra cá trocamos a chave seletora original (que apresentou defeito e se quebrou) por outra da Fender. Algum tempo depois ele manifestou interesse em mudar o padrão da captação dela pra que ficasse com três singles coil, então consegui um kit com três captadores cerâmicos tirados de uma Squier antiga e trocamos o escudo também. O resultado ficou muito bom e desde então o Jonas vem usando ela muito satisfeito.
Bom, agora essa guitarra está de volta por aqui pra fazer um checkup geral: conferir a regulagem e regular se necessário, limpeza geral, polimento na pintura, limpeza e hidratação na escala, polimento dos trastes, limpeza na elétrica, enfim. Vamos ver o passo a passo das etapas:
Como podemos observar ela está suja, com pontos de ferrugem e oxidação. O proprietário dessa guitarra queria manter esse visual vintage natural dela, então não vamos tirar toda a oxidação dela, apenas sujeira e ferrugem mais avançada. Outro fator que confere um visual mais relic à essa guitarra é que suas peças plásticas (escudo, knobs) estão já um pouco amarelados pela ação do tempo, uma pena que não consegui captar isso pela câmera, mas está bem bacana. Gosto de relics naturais assim em instrumentos, particularmente não me agrado dessa onda de relicar um instrumento novo só pra fazer parecer velho, não fica natural. Enfim, apenas minha opinião.
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Comecei limpando a escala, fazendo um polimento nos trastes em seguida. |
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Em seguida foi a vez de hidratar a escala. |
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Uma limpeza na canoa do jack. Durante a revisão da elétrica estava tudo ok, apenas o jack que estava chiando e causando aqueles estalos barulhentos quando mexia o plug do cabo a ele conectado. No caso dele uma limpeza com spray limpa contatos resolveu, era apenas oxidação. |
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feitas essas etapas foi a vez de colocar as cordas. O resultado já tá ficando bacana.
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Detalhe das cordas bem alinhadas e instaladas nos cordais das tarraxas. É importante dar bastante atenção a isso pois é a forma como as cordas são instaladas que irá determinar se você vai conseguir afinar e segurar a afinação do encordoamento recém instalado, além de determinar a estabilidade da afinação durante o uso da guitarra. |
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Ação das cordas baixa, medindo 1.0mm (medida feita na primeira corda na 12ª casa). Pra muitos guitarristas daqui do Brasil essa regulagem pode não parecer assim tão baixa, mas pro padrão dos norte-americanos uma stratocaster regulada dessa forma já está bem ergonômica e com cordas super baixas. |
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Detalhe pra regulagem dos carrinhos (saddles) da ponte. Cada um vai ter uma regulagem de altura individual, de forma que acompanhe a angulação do raio na escala do braço. |
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Trastes polidos e escala limpa, tudo brilhando como novo. |
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Pintura limpa e brilhando após o polimento. |
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Visão geral. Serviço concluído e proprietário satisfeito. |
Reza a lenda que a construção da Shelter era fiel à Fender (madeira, shape) e isso rendeu processo. Por isso o headstock teve que ser modificado.
ResponderExcluirSim, exatamente,inclusive falei disso em outro comentário seu aqui mesmo no blog. Eu creio que o que motivou a Fender a mover o processo não foi a Shelter em si, pois qualquer fabricante pode usar as mesmas madeiras que a Fender ou Gibson, acho que o pessoal fantasia muito na hora de contar a história. Vários outros fabricantes imitavam o desenho do headstock, fora os contornos do shape, etc. Isso que realmente motivou a Fender a brigar na justiça pra acabar com isso. Fora que, até onde se sabe a Shelter não usa exatamente o mesmo tipo de madeira que a Fender usa,visto que existe vários tipos diferentes de alder e ash pelo mundo. Por exemplo, o ash americano (usado pela Fender ) é diferente do ash asiático (usado pela Shelter e outras marcas que mandam fabricar seus instrumentos na China). Assim também existem tipos diferentes de mogno, cedro, etc. Obrigado mais uma vez por comentar!
ExcluirJuan Carlos, um amigo ganhou um corpo de um guitarra sem nenhuma informação, com algumas pesquisas aqui na cidade temos quase certeza que é de uma Shelter dessas antigas, porém não sabemos identificar a madeira, você poderia nos ajudar?
ExcluirFala mano, entra em contato por Whatsapp, manda fotos lá, quem sabe eu possa te ajudar: (81)99656-1977
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