Essa guitarra muito bacana pertence ao William, que foi o primeiro cliente que conheci na oficina. A história dele e dessa guitarra é no mínimo interessante... Ele havia falado a principio com o Carlão, pegou o nosso endereço e resolveu levar a guitarra até a nosso ponto. Chegando lá ele se apresentou, foi tirando a guitarra da capa e em seguida me perguntou: - cara, você é o Juan, do blog "Luthier de Garagem"? Na hora eu nem acreditei que ele estivesse me perguntando aquilo! Daí respondi a ele que sim, era eu, e a conversa foi se estendendo. Ele foi contando que acompanhava meu blog sempre que podia, que gostava do teor das postagens, da forma como eu tratava o assunto da luthieria, contou que assim como eu, ele também morou na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O bacana disso tudo é que isso fez com que ele se sentisse bem confiante em relação ao resultado do serviço na guitarra dele, pois já conhecia um pouco do meu trabalho, sabia o que esperar no final das contas. Ao mesmo tempo em que me senti honrado com isso, também senti o peso da responsa!
Falando agora da guitarra dele, como diz no título, é uma Ibanez RX-20, fabricada na Indonésia durante os anos 1990. Esse exemplar em questão foi feito no ano de 1997, segundo consta no serial impresso nela. O William adquiriu ela usada e a comprou na intenção de restaurar e customizar. Uma guitarra com todo esse tempo de vida, é normal que se encontre alguns pontos de ferrugens, desgaste nos trastes... Mas ela estava um pouco mais maltratada que o normal. O antigo proprietário era meio sem noção, acabou colocando parafusos maiores que os originais pra prender a ponto ao corpo, o que ocasionou uma rachadura e perda de madeira na região do compartimento das molas. Haviam também dois machucados profundos no corpo dela, muito provavelmente de alguma queda. Infelizmente só lembrei de fotografar um deles. A escala é clara, feita em maple, porém estava com o verniz todo desgastado por falta de limpeza e o William resolvei raspar o resto do que sobrou. Os trastes estavam bem marcados e eu precisava estudar se ainda haveria a possibilidade da retífica ou se naquele caso a substituição fosse inevitável. Ele havia retirado toda a elétrica original que, segundo o que ele memso relatou estava muito oxidada. Ele ficou de me trazer as peças novas: toda a parte elétrica composta de jack e potenciômetros Gotoh (sendo um padrão e outro push pull), dois captadores humbuckers Di Marzio, sendo um The Breed na posição da ponte e um PAF Pro na posição do braço e um switch YKE de cinco posições (que ficou sem utilidade pra esse projeto e foi substituído por um switch de três posições). As tarraxas ele já havia substituído, os parafusos da ponte também. Por sugestão minha, também foi incluído nesse upgrade um par de rebaixador de cordas com roller, que são bem interessantes, fáceis de se encontrar em anúncios do Mercado Livre.
Bom, chega de muita conversa e vamos ver as fotos dessa guitarra:
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A guitarra chegou desmontada e faltando várias peças, dentre elas o escudo. |
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Escala em maple e sem o seu verniz. |
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A cavidade das molas e o rombo mencionado anteriormente no texto, ocasionado pelo uso de parafusos inadequados. |
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Um dos machucados mencionados no texto. Repare que existe uma grossa camada de massa e tinta até chegar na madeira. |
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Tapando dois buracos não originais. O próprio William disse que a furação original dos parafusos que seguram o suporte das molas estava remoída e por isso ele resolveu fazer uma furação nova. Mas por questão me métrica e bom funcionamento tapamos os furos novos, repomos madeira nos furos originais e refizemos eles. |
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Aproveitando também pra repor a perda de madeira dessa região. Uma simples mistura de pó de cedro e cola pra madeira. |
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Infelizmente essa foto ficou borrada, mas é a única que tenho após o serviço de retífica dos trastes. |
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Lembram daquele machucado? Restaurado com sucesso! |
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Passando camadas de seladora na madeira da escala. |
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Depois de feita toda a questão estrutural da guitarra, hora de fazer a parte elétrica. |
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Em seguida é hora de colocar os famosos "enforca gato" pra alinhar a fiação. |
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Essa era a chave que veio no conjunto trazido pelo William, porém ela tornou-se inutilizável, pois é uma chave de 5 posições que seria instalada em uma guitarra com 2 captadores que seriam defasados pelo push pull na posição do tone. Ou seja, ficaram "zonas mortas" nessa chave, oque não seria nada interessante. Então dei a ideia de por uma chave de 3 posições que eu tinha por aqui. |
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Escudo pronto, já montado. |
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Instalando os rebaixadores de cordas c/ roller. Uma peça interessante, que custa pouco e faz uma diferença significativa na performance do instrumento. |
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Escudo já montado e instalado no corpo. |
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Cordas devidamente instaladas.
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Essa parte foi restaurada da melhor forma possível!
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Abaixo, fotos mostrando ela depois de montada. O resultado foi incrível!!!
Esse foi aquele tipo de trabalho que a gente se lembra depois e sempre se sente orgulhoso! O resultado ficou interessante a a guitarra soou matadora! Uma pena que na época eu não pude gravar algo com ela.
Ola! Como saber o ano da guitarra?
ResponderExcluirEstou com uma ubanez como esta das fotos e gostaria de saber a udade dela.
Desde ja ibrugafo e sucesso!
Pesquisa pelo número de série (essa seria a maneira mais precisa). A outra maneira seria desmontando ela e procurando por informações de data (mês e ano) no braço ou corpo, na parte onde os dois são parafusados.
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