Violão Di Giorgio Estudante 1998
Esse violão chegou aqui com o seu cavalete totalmente descolado do corpo. Além disso estava com a escala suja e desidratada, seus trates totalmente opacos, sem brilho. O passo a passo do serviço pode ser visto a seguir:
O estado em que chegou.
Preparando o cavalete pra receber parafusos como reforço da colagem. Como o tampo desse violão é uma fina folha de compensado prefiro colar usando essa técnica, pois sempre que o cavalete é arrancado cria-se um tipo de elevação (barriga) nessa região. Afim de evitar que essa elevação continue e até aumente usa-se esses parafusos somados a pequenos pedaços de madeiro que vão ficar na parte interna por baixo do cavalete.
No tampo também é medido de forma exata onde os furos devem ser feitos. Após faz a furação prepara-se a cola, aplicamos na superfície, juntamos as peças e apertamos os parafusos. Lembrando que não há necessidade de lixar as partes antes de colar.
Aqui já vemos o trabalho quase pronto. Um detalhe muito importante que deve ser lembrando: o cavalete deve ser recolado exatamente na sua posição original. Se colado de forma errada (mais pra cima ou mais pra baixo, desalinhado) o violão não terá mais como ser afinado.
Após 24 horas esperando o processo de cura da colagem é hora de começar os acabamentos. Nesse caso uso pó de madeira e cola instantânea pra cobrir a cabeça dos parafusos embutidos.
Usei a micro-retífica pra fazer esse acabamento de tirar as arestas e sobras de pó de madeira com a cola. A intenção é deixar bem rente à superfície.
Após isso foi a vez da escala receber um trato. um polimento de leve nos trastes e limpeza da escala.
Com a escala já limpa é hora de hidratar a madeira.
A partir daqui vemos o resultado geral!
Foi dado um polimento geral no violão, devolvendo o brilho do verniz de fabrica que já estava querendo se apagar.
Finalizado o serviço! Uma pena que o proprietário não mandou um jogo de cordas pra eu colocar nele, apenas foi solicitado o serviço de recolagem do cavalete. Mas não deixa de ser um resultado bacana!
Show!
ResponderExcluirValeu mano!
Excluir