Violão Kuati Ks3

     Comprei esse violão pelo site Mercado Livre há alguns dias. Demorou um pouco a chegar e quando chegou estava quebrado, muito provavelmente por conta do péssimo serviço prestado pelos Correios! O defeito em si foi um descolamento na junta entre o tróculo e o corpo, que se agravou ainda mais após afinar o violão.
    Muitos devem estar se perguntando: por que um cara que conserta instrumentos e tem um certo conhecimento compraria um violão tão 'meia boca' como esse? Bom, como já mencionei aqui antes, eu trabalho tocando na noite, gosto muito do que faço, mas não vivo, eu sobrevivo! Claro que gostaria de adquirir um violão mais interessante, mas o momento financeiro realmente não me permite. Tanto que esse foi presente de minha mãe e não quis abusar da boa vontade dela. Com toda certeza eu não encontraria algo melhor pelo preço que esse custou (pelo menos não novo). Tendo em vista que eu já estava precisando de um violão com cordas de náilon há um bom tempo, valeu a pena, apesar do imprevisto.
     E sim, óbvio que ele tinha garantia, mas comprei de um vendedor que enviou o produto do Paraná e eu moro no Recife! Não quis ficar esperando pra vir outro violão daqui a sei lá quanto tempo, correndo o risco de também vir danificado por conta do transporte nada cauteloso. Fora que eu tinha que pagar o custo do envio do violão quebrado pra que depois eles me ressarcissem o valor. A outra opção era eu devolver o produto e eles me devolveriam o dinheiro, mas eu não acho que encontraria algo novo e melhor por esse valor. A partir daí, somei todos esses fatores, resolvi abrir mão da garantia e consertei o violão por conta própria. 
     Chega de conversa mole e vamos às fotos do 'defeito' em si:


Tirei essa foto assim que percebi o dano. O problema tornou-se bem aparente à medida em que fui afinando o violão.




 Visto de outro ângulo...






   Essas foram as primeiras fotos que consegui tirar, mas essa abertura ficou ainda maior. Então, logo após falar com o vendedor e ficar sabendo da burocracia e processos pra poder enviar o violão de volta eu resolvi consertar ele. Não fiz nada de mais: pus cola, prensei e esperei a secagem por 24 horas. O resultado poder ser visto logo abaixo:





     O problema foi resolvido: consegui afinar e até agora a colagem manteve-se intacta. E o som do violão é razoável, não é aquelas coisas mas dá pra fazer uma gracinha.

 Visão lateral mais afasta da colagem.

    

 E pra finalizar algumas fotos mostrando o violão em geral:






     As fotos foram todas tiradas à noite. No caso da ultima tentei não usar o flash da câmera, mas isso fez com que ele parecesse ter uma cor mais avermelhada ( e não tem). As fotos com flash mostram as cores dele com mais fidelidade.
     Ele tem o tampo feito em spruce, fundo e laterais em linden, braço em basswood, escala e cavalete em rosewood. Tem 19 trastes em alpaca e possui tensor, o que achei interessante pra um violão na faixa de preço dele.
     Um detalhe importante a ser mencionado é que eu troquei as tarraxas originais dele por outras que eu já tinha por aqui. As originais pareciam ser razoáveis, mas eu preferi trocar assim mesmo. Outras alterações que fiz nele foram a retífica do rastilho (pra que as cordas ficassem um pouco mais baixas) e a instalação de um captador de contato, pra que eu pudesse usar ele ao vivo plugado.

Comentários

  1. Comprei um violão dessa marca para tentar aprender, só que estou achando o som dele estranho, tipo abafado um sonho grosso e não sei oque faço tem alguma dica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thamyres. Bom, por se tratar de um violão simples, barato e feito pra iniciantes ele é construído basicamente de baswood folhado com o tampo em spruce. Isso faz o som dele ser meio opaco mesmo. Mas tenho uma pergunta pra te fazer: você já trocou as cordas dele? Porque, se ainda estiver usando as mesmas cordas que vieram nele (que são muito ruins por sinal) e elas já ficaram velhas então esse pode ser o motivo do som dele estar assim muito abafado. Experimente colocar cordas novas nele, te indico as cordas de nailon da Giannini, série "Clássica", são melhores do que a linha "Canário", tanto em som quanto em durabilidade. Se não se importar de pagar um pouco mais caro te indico também as cordas D'addario, da linha "classic nylon", também são muito boas! Coloque cordas novas e de boa qualidade que você vai perceber a melhora significativa no som dele. E lembrando que esse violão foi feito pra se usar com cordas de nylon (ou náilon, como se escreve em nossa língua). Nunca coloque cordas de aço nesse violão, isso vai danificar muito ele.

      Excluir
  2. Boa noite, queria algumas dicas, estou querendo comprar um violão mais ou menos na faixa de preço de até 200, e queria saber um pouco da sua opinião, estou em dúvida entre dois auburn, um aubvo611 e um aubvo621 cutaway, e um kuati ks2, todos com corda de nylon, sou iniciante, já sei o básico, mas queria um com cordas baixas, se puder me ajudar, agradeço muito pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Isabela, visite o meu perfil profissional no Instagram, lá você encontra meu contato: https://www.instagram.com/luthieriaolinda/

      Excluir
  3. Caramba...o meu chegou inteiro ..o som é ruim pra caramba..fui arriscar no preço ...pois bem...nunca liguei ele e passado quase um ano sem usar(desde que comorei)ele está abrindo igualzinho ao seu...tem como consertar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem conserto sim mano! Leve em um luthier de confiança e bem recomendado, faça o orçamento e veja se pra você compensa. Concordo contigo que o som dele é bem fraco mesmo, tanto que vendi esse meu em 2017 e adquiri um Giannini Flat dos anos 90, feito no Brasil com madeiras nacionais. É outro som, não se compara! Mas aconselho você a levar ele no conserto, querendo ou não é um instrumento musical e, prejuízo maior é você deixar ele quebrado e acabar jogando no lixo depois, ou tentar vendê-lo no estado em que se encontra e ninguém se interessar em comprá-lo.

      Excluir
  4. Serviço ruim do correio quebraria, não descolaria, além de trabalhar nos correios tb já comprei inclusive um eagle 12 cordas e adivinha, chegou em perfeito estado, veja a qualidade do material e a forma como foi embalado antes de dizer que o serviço é que não presta.

    ResponderExcluir
  5. Nesse caso não seria mais interessante realizar a descolagem completa do braça e depois de limpar todos os resquícios da cola antiga realizar uma nova colagem?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas